domingo, 27 de março de 2011

Exercícios para grávidas - programa Eliana

Exercícios para grávidas - programa Eliana - Eu simplesmente adoro o programa da Eliana, e nesse domingo 27/03/2011 o Programa da Eliana estreou o quadro "Conversa de Mãe" começou prometendo fazer muito sucesso, a promessa é que toda semana terá um assunto super interessante para todas as gestantes. Basicamente trata de exercícios para grávidas, o que vai ajudar e facilitar muito a hora do parto, principalmente para mamães de primeira viagem. A profissional que dá as dicas de exercícios para grávidas é  a especialista Mirca Ocanhas.

Exercícios para grávidas


As dicas ensinam como a gestante pode preparar o corpo para o parto além de posturas de yoga para mamães e bebê, confira:

Para melhora da circulação do retorno venoso (evita inchaços)
Posição: Fique deitada com um travesseiro na cabeça e de dois a três travesseiro nos pés, mantendo a cabeça reta, joelhos esticados e de um modo que se sinta com a coluna confortavelmente encaixada a ponto dessa estar levemente apoiada no colchão.
Execução: Primeiro, realize movimentos de dobrar e esticar os pés com 20 repetições. Após os movimentos com os pés realize o movimento para o  bombeamento com os braços. Com braços a 90º e cotovelos esticados, a gestante deve realizar movimentos de abrir e fechar as mãos com ritmo e vigor  (20 repetições). É importante que a palma da mão da gestante esteja sempre voltada para seu rosto e que se respeite uma distância entre as mãos maior que as dos ombros. Segundo, movimentar os pés desenhando círculos, 10 vezes para fora e 10 vezes para dentro. Depois com as mãos, 10 vezes para dentro e 10 vezes para fora.

Para fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico
Posição: Deitada de barriga para cima, com os joelhos dobrados e pés bem apoiados no chão afastados um do outro. Pode-se ou não colocar um travesseiro ou uma bola entre os joelhos. Identifique com dois dedos a musculatura que tem entre o ânus e a vagina. Perceba que, quando você contrai o ânus, essa musculatura vai para dentro e para cima.
Execução: Contraia o ânus e mantenha essa contração durante 5 segundos, depois relaxe durante 15 segundos. Esse exercício deve ser repetido 560 vezes, essa quantidade pode ser dividida em 30 movimentos pela manhã e 30 à noite.

Abdominal que pode ser praticado por grávidas
Pegar o ar no peito, soprar comprido abaixando as costelas, levando o ar em direção à barriga. Puxe suavemente o umbigo em direção às costas e eleve uma das pernas no ar a 90 graus (coxa, joelho e pé, sem deixar a bacia se movimentar). Mantenha nesta posição durante 3 expirações. No final da terceira, mantenha o umbigo em direção às costas e abaixe a perna, tomando cuidado para não movimentar a bacia. Repetir 5 séries.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir