segunda-feira, 21 de março de 2011

Bebe obeso somente com o leite materno

Na tentativa de ajudar algumas mães que acham que seus filhotes estão acima do peso somente com a ingestão do leite materno eu saí em busca da solução deste problema, veja abaixo um pouco sobre o tema.


É totalmente normal alguns bebês ganharem mais peso do que outros existem diversos fatores que contribuem para isso, entre eles está a predisposição genética da família e ainda a alimentação inadequada da mãe, que costuma ingerir alimentos muito calóricos e gordurosos. Ainda existe o fator do bebe mamar demais, até mesmo sem vontade, o bebe que mama a cada hora tende a ganhar mais peso, e como na fase que antecipa o inicio de atividades físicas, fica difícil a perda de calorias.

O bebe que está gordinho assim que começa a engatinhar vai emagrecer, enquanto o bebe mama exclusivamente leite materno não há motivos para preocupação para bebês fofinhos. É importante dizer que um bebê que se alimenta apenas de leite materno nunca está obeso, por mais que pareça. A obesidade é um mal que se caracteriza pelo acúmulo de tecido gorduroso subcutâneo, graças à ingestão de calorias em quantidade superior às gastas. Alimentando-se de leite materno, portanto, não há risco de excesso de gordura.
A mãe deve começar a se preocupar quando começar a ingestão de outros alimentos, e com certeza deverá fazer uma alimentação adequada para que não haja aumento de peso nessa fase.

Habitualmente não se dá o diagnóstico de obesidade a um bebê de 0 a 6 meses, principalmente se ele estiver sob aleitamento materno exclusivo. Não acredito que você deva reduzir as mamadas. O que deve ser feito no caso de você continuar a se preocupar com o peso excessivo de seu bebe é discutir a questão com o seu médico para verificar as existe outra possível causa para o ganho excessivo de peso. Boa sorte 

Veja Também dicas de tudo:

17 comentários:

  1. Meu bebe esta com tres meses com 8k700g e 62cm e se alimenta somente com leite materno. Esta reportagem me deixou mais calma, pois achava que ela poderia estar obesa.

    ResponderExcluir
  2. Meu baby vai fazer 3 mese daqui 2 dias e está com 7kg e a doutora disse que está obeso! Mas só mama no peito! Achei um absurdo e total falta de conhecimento da parte dela falar isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe no cartão de vacina que dirá que seu filho realmente ta obeso no cartao tem explicando bem caso não entenda peça ao pediatra que explicará. Bjs

      Excluir
    2. Meninas, como estão os bebês de vocês hoje? Emagreceram? Minha filha tá com 6 meses e 10kg

      Excluir
  3. meu bebe tem 3m e 20d e pesa 10,5kg so mamando. fiquei tranquila com essa reportagem.

    ResponderExcluir
  4. Meu bebê está com 5 meses e 10,5 quilos, amamentando só do peito. Estou preocupada!

    ResponderExcluir
  5. Meu bebe tem 3meses e 20 dias esta 9kilos. So leite materno, ate o 6meses e normal ganhar peso depois mantem ao começar gastar energia.

    ResponderExcluir
  6. Meu bebe esta com 4 meses e pesando 12 kilos... E também foi diagnosticado com obesidade.. Foi indicado uma dieta, mas ele só mama peito.... 😱😱

    ResponderExcluir
  7. Minha bebé tem 3 meses e 1 semana está com 7.900 kg 63 cm e só mama leite materno. Fui em um pediatra a me mandou introduzir frutas para diminuir as mamadas e ela emagrecer.... estou muito triste

    ResponderExcluir
  8. Minha bebé tem 3 meses e 1 semana está com 7.900 kg 63 cm e só mama leite materno. Fui em um pediatra a me mandou introduzir frutas para diminuir as mamadas e ela emagrecer.... estou muito triste

    ResponderExcluir
  9. Minha bebe esta com 5 meses e meio e pesa 9.400 com 65 cm.... mama so leite materno... o pediatra disse que como é leite materno nao tem problema.. mas ainda sim fico preocupada... pois as pessoas ficam falando embora ela seja linda de doer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se importe com as pessoas amore, leite materno não deixa nenhum bebê obeso, fique relaxada.

      Excluir
  10. Meu filho tem 2 meses e um dia e está com 7,200 com 63 cm...e só mama no peito. A única coisa que o pediatra dele disse é que eu precisava enlatar o meu leite e vender...rsrsrs. disse que quando ele começar a engatinhar e a sentar ele terá um ganho de peso mais gradual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tbm está com 1 mês e 20 dias e pesa 5.750 kg ele é a coisa mais fofa e linda da mamãe, o pediatra disse que ele é muito saudável, não fiquem com neura com isso, o leite materno é o quê tem de mais saudável, não acreditem em quem não tem informação para dizer que um bebê que se alimenta exclusivo do peito,estaria obeso.
      Eles estão é fofos e saudáveis.

      Excluir
  11. Essa reportagem é completamente metirosa.

    ResponderExcluir
  12. Meu bebê tem 03 meses e pesa 8.500 só mama como faço pra ele perder peso

    ResponderExcluir
  13. Minha bebê tem 4 meses e pesa 10 kg kkkkk

    ResponderExcluir