sexta-feira, 25 de março de 2011

Cortes na comida Japonesa


Cortes na comida Japonesa - Se você faz o estilo que adora comida japonesa e até arrisca alguns pratos em casa, porém não consegue acertar o corte da comida, siga essas dicas preciosas para você não errar nunca mais:

Comida Japonesa




Hantsukigiri (corte meia-lua)
Como diz o próprio nome, é uma forma de cortar os legumes em formato de meia-lua. Inicialmente corta-se o legume longitudinalmente (no sentido do seu comprimento), dividindo-o em duas partes. O segundo passo é começar cortando da extremidade em tamanhos regulares e ligeiramente grossos. Entretanto, essa espessura pode variar de acordo com cada receita. Os legumes mais utilizados são o nabo comprido, a cenoura e a beringela.
Butsugiri (cortes irregulares)
Neste tipo de corte não há, em especial, formatos e tamanhos padrões. No entanto, de uma maneira geral, é um procedimento adotado em legumes razoavelmente longos, fazendo-se cortes largos e grossos, sem medir, de forma irregular. É muito utilizado em cebolinhas e bardanas. No caso das cebolinhas, é comum adotar este corte em ensopados, cozidos e nas receitas chinesas.
Hosogiri (corte fino)
É um corte básico para iniciar alguns tipos de corte e utilizado para cortar legumes como nabo, cenoura, batata inglesa, cebola e pepino. Comece cortando pelo canto do legume na espessura de 1-2 mm, e com o auxílio dos dedos regule a espessura afastando as mãos gradativamente de onde está sendo cortado. Hosogiri pode ser cortado na forma arredondada ou no sentido do comprimento. Nesse caso, corte os legumes em pedaços de 5-6 cm.
Nanamegiri (corte diagonal)
É um corte indicado para fazer com que o legume absorva melhor o tempero. Corta-se na diagonal colocando o legume na horizontal e passando a faca inclinadamente.
Sengiri (corte em filetes)
É um corte feito para deixar os legumes em filetes longos e finos. O procedimento deve ser feito inicialmente cortando o legume em uma espessura bem fina, começando pela sua extremidade. Coloca-se então inclinadamente um sobre o outro e corta-se em filetes de 1 a 2mm, a contar da extremidade e a 6cm de comprimento no caso de, por exemplo, nabo comprido, cenoura e pepino. No caso do repolho e do gengibre, esta medida pode variar.


Veja Também dicas de tudo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário