domingo, 5 de junho de 2011

Shantala - Programa da Eliana SBT

Shantala - Programa da Eliana SBT - Neste domingo 05 de junho no Programa da Eliana a Fisioterapeuta Denise Gurgel ensinou a futura mamãe Eliana a fazer uma deliciosa massagem shantala em seu bebê, confira como fazer:


Quando começar Shantala
Geralmente após o primeiro mês de vida o bebê já está receptivo ao toque e a mamãe pode começar com crianças maiores também. É só separar um bom óleo de origem vegetal, deixar o ambiente bem quentinho e tirar a roupinha do bebê, inclusive a fralda.

Técnica
A mãe deverá sentar-se no chão com as costas e pernas eretas. O bebê ficará posicionado no colo, de frente para a mãe.

Se a primeira posição for desconfortável a mãe poderá escolher outra. Sentada no chão com os joelhos dobrados e as plantas dos pés unidas, na famosa posição de borboleta. O bebê ficará posicionado de frente para a mãe com a cabeça apoiada nos pés da mãe. Essa posição é muito interessante para os bebês que possuem refluxo gastro-esofágico.

Repita cada movimento da massagem entre três e cinco vezes.

Passo 1

Com as mãos espalmadas no centro do peito deslize abrindo-as em direção aos ombros.
 
Passo 2
Vire o bebê de lado. Envolva o braço do bebê com a mão, como um bracelete e deslize a mão do ombro em direção ao punho. Alterne as mãos.
 
Passo 3
Massageie a mãozinha da palma em direção aos dedos. Abra e feche cada dedinho e passe sua mão na palma da mão do bebê. Repita o mesmo movimento do braço em bracelete e a massagem nas mãos do outro lado, virando o bebê.
 
Passo 4
Com o bebê de barriga para cima, segure-os pelos pés. Deslize longitudinalmente por toda a barriguinha do bebê, de cima para baixo.
 
Passo 5
Agora é a vez da perninha! Como um bracelete envolva com as suas mãos o quadril e tornozelo do bebê e deslize do quadril em direção ao tornozelo. Alterne as mãos.
 
Passo 6
Massageie o pé do centro da planta em direção a cada dedinho. Estique cada dedinho, massageando-o e deslize toda a mão pelo pé do bebê na planta e dorso do pé. Repita os movimentos na outra perna na outra perna. Primeiro o movimento de bracelete e depois no pezinho.

Passo 7
Posicione o bebê transversalmente as suas pernas de forma perpendicular as suas pernas e com a cabeça voltada para o seu lado esquerdo. As suas mãos partirão da região cervical do bebê e deslizarão num vai e vem até o bumbum, depois suba fazendo o mesmo movimento.
 
Passo 8
Retorne para a posição inicial, e massageie o rosto. Do centro da fronte em direção as têmporas, do nariz em direção as laterais e acima dos lábios.

Passo 9
Abrace seu bebê e fique um pouco sentindo o calor do seu corpo, depois é hora de completar o relaxamento e retirar o excesso de óleo! O banho de imersão em água morna  poderá ser feito na banheira de uma forma que apenas a cabeça do bebê esteja para fora da água. Faça movimentos leves e suaves de vai e vem para que o bebê relaxe mais ainda! Depois da massagem e do banho com certeza o bebê mamará e tirará uma soneca.

*Denise Gurgel é fisioterapeuta materno infantil especialista em Shantala

Não deixe de conferir nossa sessão de dicas do Programa da Eliana, acesse a categoria

Para os bebes, Programa da Eliana

Um comentário:

  1. Ola bom dia, gostaria que vcs postacem o video da massagem Shantala para ficar mais facil da gente aprender. Parabens pelas dicas. Bjos Solange Arantes mamae fresca,kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir